Skip to main content
  • Educação InfantilEducação infantil
  • Ensino Fundamental ISéries Iniciais
  • Ensino Fundamental II Séries Finais
  • Ensino MédioEnsino Médio

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui direito da criança até cinco anos de idade, em articulação com a família, e visa ao desenvolvimento do processo de educação, compreendendo valores e expectativas, de tal maneira que a educação familiar e a escolar se complementem e se enriqueçam.

Desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o socioemocional.

A Educação Infantil é a primeira porta de acesso da criança à sociedade, onde ela tem a oportunidade de construir suas hipóteses e aprendizagens sobre o mundo.

Princípios

I – éticos: pelo desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da solidariedade, e pelo respeito ao bem-comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;

II – políticos: pela observação dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; e

III – estéticos: pela valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão que ocorre por meio de diferentes manifestações artísticas e culturais.

Objetivos

  • Proporcionar o “desenvolvimento integral da criança até 6 (cinco) anos de idade, promovendo o seu bem-estar nos seus aspectos físico, motor, emocional, psicológico, cognitivo, afetivo, intelectual, moral e social, complementando a ação da família e da comunidade, possibilitando sua inserção na vida;
  • Proporcionar à criança a aquisição de hábitos e atitudes saudáveis, a fim de valorizar e desenvolver ações de cooperação e solidariedade, ampliando suas relações sociais;
  • Favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas, de forma criativa, estimulando o seu interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
  • Proporcionar à criança uma formação adequada à sua capacidade, em complementação à formação recebida no seio da família;
  • Oferecer atividades de acordo com os métodos de alfabetização que atendam à sua potencialidade e motivação;
  • Possibilitar à criança o desenvolvimento de uma auto-imagem positiva, de forma a atuar cada vez com mais independência, confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
  • Dadas às peculiaridades do desenvolvimento das crianças de até 5 anos de idade, a educação infantil cumprirá as funções indispensáveis e indissociáveis de educar e cuidar.

Material Didático

O Colégio Castro Alves trabalho com material apostilado da Editora Positivo de Curitiba.

A coleção da Educação Infantil foi elaborada de acordo com as premissas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), relativas ao trabalho com crianças de zero a cinco anos.

Livro Didático Integrado

O material didático do Sistema Positivo de Ensino tem o intuito de promover na criança o crescimento, sob as perspectivas linguísticas, socioafetivas e cognitivas. Além disso, fornecem subsídios para que os professores possam planejar e desenvolver o trabalho pedagógico.

Proposta Pedagógica do Material Didático

A diversidade e a pluralidade do mundo contemporâneo pedem uma proposta pedagógica que ofereça todo o subsídio necessário para atuar com plenitude no desenvolvimento das crianças no que diz respeito aos aspectos cognitivos, afetivos, motores, sociais e linguísticos, sem preconceitos, estereótipos ou modelos preestabelecidos.

Composição do  Material Didático

Para os alunos dos Grupos 3, 4 e 5, o material está organizado por unidades de trabalho, pois se entende que elas possibilitam um manejo integrado entre os diferentes eixos do conhecimento: Identidade e Autonomia, Corpo e Movimento, Linguagens da Arte, Natureza e Cultura: Diversidade, Relações Matemáticas e Cultura Oral e Escrita.

PARA O ALUNO

O que torna nossa coleção única e especial para as crianças:

  • o caráter interdisciplinar das propostas de trabalho e a diversidade de temas, que valorizam a integração e a articulação entre as diferentes linguagens do conhecimento,
  • aproximando-as da realidade das crianças, torna a coleção única e especial;
  • o caráter interdisciplinar das propostas de trabalho e a diversidade de temas, que valorizam a integração e a articulação entre as diferentes linguagens do conhecimento,
  • aproximando-as da realidade das crianças;
  • as orientações metodológicas consistentes, que proporcionam ao professor a ampliação da prática educativa com leituras e atividades diferenciadas;
  • forte trabalho com a linguagem escrita e a cuidadosa seleção de textos, que oferecem às crianças uma experiência no mundo das letras;
  • trabalho de alfabetização matemática;
  • a exploração de conteúdos voltados a cada faixa etária;
  • as práticas que exploram a capacidade física da criança, o pensamento, a criatividade, a resolução de problemas e as relações de tempo e de espaço;
  • o trabalho com jogos, brincadeiras, canções, teatro e manifestações artísticas que fazem parte da tradição cultural do nosso país;
  • as ricas estratégias didáticas, que são abordadas de forma lúdica e significativa.

PARA O PROFESSOR

O que torna nossa coleção única e especial para o professor:

  • as orientações metodológicas consistentes, que proporcionam ao professor a ampliação da prática educativa com leituras e atividades diferenciadas;
  • por meio de orientações didáticas, são oferecidos aos professores subsídios para reflexões, informações e sugestões que contribuem para a sua atuação pedagógica.

 

  • 01
  • 02
  • 03
  • 04
  • 05
  • 06
  • 07
  • 08
  • 09
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19