Skip to main content
  • Educação InfantilEducação infantil
  • Ensino Fundamental ISéries Iniciais
  • Ensino Fundamental II Séries Finais
  • Ensino MédioEnsino Médio

Séries Finais

ENSINO FUNDAMENTAL II

Anos Finais (6º ao 9º Ano)

Os alunos que chegam a este período de aprendizagem, já tem na bagagem os conhecimentos adquiridos em novos conteúdos. Ensino e aprendizagem se integram de forma mais intensa e conhecendo na pratica o conteúdo assimilado em sala de aula.

Uma atenção especial é dada ao desenvolvimento das potencialidades pessoais da cada aluno, incentivando-o a descobrir e experimentar (ações primordiais do processo de descoberta do mundo), sem podar suas capacidades e iniciativas – apenas direcionando-o e incutindo o hábito do “fazer e pensar sobre”.

Nesta etapa do conhecimento, o aluno começa aprender sobre ética, cidadania, diferentes culturas, meio ambiente entre outros assuntos importantes nos dias de hoje.

Material Didático

O Colégio Castro Alves trabalho com material apostilado da Editora Positivo de Curitiba.

A coleção do 6º ao 9º ano apresenta conteúdos específicos de cada uma das áreas de conhecimento e diferentes assuntos socioculturais da atualidade, desenvolvendo nos alunos o raciocínio, o espírito crítico, a tomada de decisões e a autonomia para selecionar, relacionar e aplicar os conhecimentos apreendidos.

 Diferenciais

Língua Portuguesa – 6º ao 9º ano

Por meio de três eixos norteadores: leitura de textos, prática da língua em funcionamento e produção de textos orais e escritos, os adolescentes terão um pacote completo de conhecimento sobre a Língua Portuguesa, que conta também com um Caderno Anual de Atividades.

Filosofia – 6º ao 9º ano

Os materiais de Filosofia exploram conteúdos conceituais por meio de temas abordados por filósofos clássicos e renomados, assim como conteúdos transversais e procedimentais. Com base nisso, os adolescentes poderão fazer reflexões individuais, debates, produções textuais, elaborações e análises de conceitos e hipóteses.

Ciências, Química e Física – 6º ao 9º ano

Os materiais didáticos de Ciências, Química e Física foram produzidos com base na contextualização dos conteúdos, focando na sociedade, no ambiente e, principalmente, na tecnologia. O objetivo é desenvolver uma aprendizagem significativa tanto na compreensão do ambiente e dos seres vivos à sua volta quanto na compreensão de si mesmos. As matérias de Química e Física são apenas no 9º ano.

Geografia – 6º ao 9º ano

A proposta dos materiais de Geografia é criar um diálogo entre o conhecimento geográfico, os alunos e o professor. Por isso, os alunos são constantemente desafiados a resolver problemas e a expor seu ponto de vista.

História – 6º ao 9º ano

Apresenta novas formas de trabalhar a disciplina, mostrando aspectos políticos e econômicos do Brasil e do Mundo, assim como novos olhares sobre os aspectos culturais.

Arte – 6º ao 9º ano

Por meio das diferentes linguagens da expressão humana, como dança, teatro, música e artes visuais, a disciplina de Arte faz o adolescente refletir sobre o mundo e ir além do simples objeto artístico.

Matemática

Os livros de Matemática trabalham o cotidiano dos adolescentes e possibilitam a ampliação do raciocínio lógico-matemático e desenvolvimento de habilidades, como: resolução e criação de problemas. Essa concepção favorece a compreensão completa dos conceitos matemáticos. Conta, também, com um Caderno anual de Atividades.

E mais: o livro possui seções como Relações Matemáticas, Educação Financeira e Atividades, abordando questões teóricas com base nas situações do dia a dia.

Língua Inglesa

Para ser conhecedor da Língua Inglesa, é preciso entender os aspectos culturais e sociais que solidificam o domínio do idioma. Os livros integrados de Língua Inglesa apresentam temas que abordam todas essas questões e, ainda, interagem de maneira crítica e reflexiva com o adolescente.

Educação Física

O material de Educação Física está pautado na integração da disciplina ao projeto pedagógico da escola. Além das práticas corporais, os alunos farão relações com o lazer, o trabalho, o ambiente, a saúde, a mídia, entre outras esferas de necessidades básicas.

*Material exclusivo do professor.

Livros de Atividades

No Ensino Fundamental 2, além dos livros de Língua Portuguesa e de Matemática, os livros de atividades trazem propostas para o aprimoramento da produção de textos, as quais são apresentadas na ordem em que os gêneros textuais e os conteúdos são trabalhados.

Portal Educacional – Turmas de 8º e 9º Ano

Portal Educacional

Tecnologia que ajuda a transformar o Ensinar em Aprender.

Um conjunto de tecnologias educacionais que reúne rede social, conteúdos, avaliações, aplicativos, e projetos colaborativos em um só lugar.

Educacional Rede Social

Tem cara de Facebook, tem botão “curtir”, tem amigos. Mas não é Facebook. Plataformas gratuitas na internet integram estudantes e professores que têm como objetivo o estudo.

O ambiente virtual pode integrar uma turma presencial, servir como biblioteca acadêmica ou até como rede para encontrar desconhecidos que estudam o mesmo tema.

 

 

Educacional Projetos

Com uma programação anual, o Educacional Projetos é um conjunto de propostas que possibilita um intercâmbio nacional de experiências e produções, colocando o aluno como protagonista do próprio conhecimento e o educador como mediador da aprendizagem.

Cada projeto do Educacional incentiva o diálogo, a troca e a produção de materiais, apresentando novas oportunidades para aprendizagens específicas, temas interdisciplinares, além de ampliar horizontes geográficos e culturais, tanto dos professores quanto dos alunos.

Conectando alunos de todo o Brasil, os projetos colaborativos incentivam a interdisciplinaridade, a interação e a troca de conhecimentos sobre as experiências desenvolvidas em sala de aula. E uma inovação importante, que é experimentada pela primeira vez este ano, é a distribuição do conjunto das propostas ao longo de três eixos temáticos: Eixo Comunicação, Linguagem Eixo Investigação Matemática e Eixo Cidadania e Sustentabilidade.

Oficina de Textos

A melhor maneira de aprender a escrever é… Escrevendo! Afinal, escrita e leitura são atividades essenciais ao desenvolvimento humano e, por isso, devem ser estimuladas diariamente tanto nas atividades escolares como cotidianas.

Mas, e se ao invés de usarem apenas papel, lápis ou caneta, seus alunos também pudessem produzir um livro em coautoria com grandes escritores do país através da Internet?

Essa é a proposta das Oficinas do Texto, ação colaborativa disponível na Central de Projetos do Educacional – conjunto de soluções da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática que conecta escolas particulares de todo o país. Por meio das Oficinas, os alunos têm a oportunidade de escrever um livro em parceria com autores consagrados, como Ziraldo, Luis Fernando Verissimo.

Com mais de um milhão de livros escritos por alunos de todo o país, o projeto Oficinas do Texto é uma experiência colaborativa de coautoria que estimula, de maneira lúdica, a criatividade e a produção textual dos estudantes.

Como funciona?

Partindo de ilustrações ou textos previamente produzidos por autores renomados, que são parceiros do Educacional, os alunos têm a oportunidade de escrever a sua própria obra em um ambiente virtual de aprendizagem disponível no Educacional.

Os livros podem ser escritos individualmente ou em grupos, segundo a opção do professor e, ao final do projeto, cada aluno recebe um exemplar impresso de seu trabalho com seu nome como coautor, que poderá ser um livro, um jornal ou uma história em quadrinhos.

 

  • IMG_0059 (2)