• Educação InfantilEducação infantil
  • Ensino Fundamental II Séries Finais
  • Ensino MédioEnsino Médio

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui direito da criança até cinco anos de idade, em articulação com a família, e visa ao desenvolvimento do processo de educação, compreendendo valores e expectativas, de tal maneira que a educação familiar e a escolar se complementem e se enriqueçam.

Desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o socioemocional.

A Educação Infantil é a primeira porta de acesso da criança à sociedade, onde ela tem a oportunidade de construir suas hipóteses e aprendizagens sobre o mundo.

Princípios

I – éticos: pelo desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da solidariedade, e pelo respeito ao bem-comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;

II – políticos: pela observação dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; e

III – estéticos: pela valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão que ocorre por meio de diferentes manifestações artísticas e culturais.

Objetivos

• Proporcionar o “desenvolvimento integral da criança até 6 (cinco) anos de idade, promovendo o seu bem-estar nos seus aspectos físico, motor, emocional, psicológico, cognitivo, afetivo, intelectual, moral e social, complementando a ação da família e da comunidade, possibilitando sua inserção na vida;
  • Proporcionar à criança a aquisição de hábitos e atitudes saudáveis, a fim de valorizar e desenvolver ações de cooperação e solidariedade, ampliando suas relações sociais;
  • Favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas, de forma criativa, estimulando o seu interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
  • Proporcionar à criança uma formação adequada à sua capacidade, em complementação à formação recebida no seio da família;
  • Oferecer atividades de acordo com os métodos de alfabetização que atendam à sua potencialidade e motivação;
  • Possibilitar à criança o desenvolvimento de uma auto-imagem positiva, de forma a atuar cada vez com mais independência, confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
  • Dadas às peculiaridades do desenvolvimento das crianças de até 5 anos de idade, a educação infantil cumprirá as funções indispensáveis e indissociáveis de educar e cuidar.

Material Didático

O Colégio Castro Alves trabalho com material apostilado da Editora Positivo de Curitiba.

A coleção da Educação Infantil foi elaborada de acordo com as premissas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), relativas ao trabalho com crianças de zero a cinco anos. Agora, também, com o lançamento do G3, G4 e G5, alinhados à nova Base Nacional Comum Curricular, com materiais e soluções que equilibram a qualidade da educação em todos os níveis.

Material Didático

Os materiais trazem experiências lúdicas, interativas e significativas para as crianças.

Livros didáticos integrados, livros de experiências, portfólios, materiais de apoio e caixas brinquedos são recursos para que a criança aprenda brincando. Novidades que incentivam a criatividade de uma maneira única.

Tudo o que o professor precisa

Os professores recebem guias para todo o ano letivo, com orientações e sugestões sobre o desenvolvimento do trabalho apoiado nos recursos didáticos e nos materiais complementares. Um modelo de ensino inovador, que torna as atividades evidenciadas nos livros ainda mais interessantes e enriquecedoras para as crianças.

Para o aluno do G3

• Livro didático 3×1 (2 volumes);
  • Portfólio (2 volumes);

• Livro didático 3×1 (2 volumes);
  • Portfólio (2 volumes);
  • Caixa funcional (planificação do personagem)
  • Acesso ao Positivo On (conteúdo interativo);
  • Guia de orientações do professor (2 volumes);
  • Cartazes;
  • Cartelas de letras e números;
  • Playlists com músicas – On;
  • Livro destacável de ilustrações de 4 clássicos infantis;
  • Itens para contação de histórias;
  • Teatro de fantoche.

Para o aluno do G4

• Livro didático 4×1 (2 volumes);
  • Portfólio (3 volumes);

• Livro didático 4×1 (2 volumes);
  • Portfólio (3 volumes);
  • Caixa funcional (planificação do personagem)
  • Acesso ao Positivo On (conteúdo interativo);
  • Guia de orientações do professor (2 volumes);
  • Cartazes;
  • Cartelas de letras e números;
  • Playlists com músicas – On;
  • 5 jogos clássicos.

Para o aluno do G5

• Livro didático 5×1 (2 volumes);
  • Portfólio (4 volumes);

• Livro de Experiências;
  • Material de Apoio para Livro de Experiências;
  • Caixa funcional;
  • 5 Cartazes;
  • Guia de Orientações Metodológicas;
  • Cartas Letras e Números;
  • Acesso ao Positivo On;
  • Livro Didático 5×1
  • Portfólio;
  • 5 Jogos para Alfabetização.