A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui direito da criança até cinco anos de idade, em articulação com a família, e visa ao desenvolvimento do processo de educação, compreendendo valores e expectativas, de tal maneira que a educação familiar e a escolar se complementem e se enriqueçam.
Desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o socioemocional.
A Educação Infantil é a primeira porta de acesso da criança à sociedade, onde ela tem a oportunidade de construir suas hipóteses e aprendizagens sobre o mundo.
Princípios
I – éticos: pelo desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da solidariedade, e pelo respeito ao bem-comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
II – políticos: pela observação dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; e
III – estéticos: pela valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão que ocorre por meio de diferentes manifestações artísticas e culturais.
Objetivos
- Proporcionar o “desenvolvimento integral da criança até 6 (cinco) anos de idade, promovendo o seu bem-estar nos seus aspectos físico, motor, emocional, psicológico, cognitivo, afetivo, intelectual, moral e social, complementando a ação da família e da comunidade, possibilitando sua inserção na vida;
- Proporcionar à criança a aquisição de hábitos e atitudes saudáveis, a fim de valorizar e desenvolver ações de cooperação e solidariedade, ampliando suas relações sociais;
- Favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas, de forma criativa, estimulando o seu interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade;
- Proporcionar à criança uma formação adequada à sua capacidade, em complementação à formação recebida no seio da família;
- Oferecer atividades de acordo com os métodos de alfabetização que atendam à sua potencialidade e motivação;
- Possibilitar à criança o desenvolvimento de uma auto-imagem positiva, de forma a atuar cada vez com mais independência, confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
- Dadas às peculiaridades do desenvolvimento das crianças de até 5 anos de idade, a educação infantil cumprirá as funções indispensáveis e indissociáveis de educar e cuidar.
Material Didático
O Colégio Castro Alves trabalho com material apostilado da Editora Positivo de Curitiba.
A coleção da Educação Infantil foi elaborada de acordo com as premissas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), relativas ao trabalho com crianças de zero a cinco anos. Agora, também, com o lançamento do G3, G4 e G5, alinhados à nova Base Nacional Comum Curricular, com materiais e soluções que equilibram a qualidade da educação em todos os níveis.
Material Didático
Os materiais trazem experiências lúdicas, interativas e significativas para as crianças.
Livros didáticos integrados, livros de experiências, portfólios, materiais de apoio e caixas brinquedos são recursos para que a criança aprenda brincando. Novidades que incentivam a criatividade de uma maneira única.
Tudo o que o professor precisa
Os professores recebem guias para todo o ano letivo, com orientações e sugestões sobre o desenvolvimento do trabalho apoiado nos recursos didáticos e nos materiais complementares. Um modelo de ensino inovador, que torna as atividades evidenciadas nos livros ainda mais interessantes e enriquecedoras para as crianças.
Para o aluno do G3
- Livro didático 3×1 (2 volumes);
- Portfólio (2 volumes);
- Caixa brinquedo;
- Recursos digitais (realidade aumentada e QR Codes);
- Livro de experiências (2 volumes);
- Material de apoio (2 volumes);
- Acesso ao Positivo On (conteúdo interativo).
PARA O PROFESSOR
- Livro didático 3×1 (2 volumes);
- Portfólio (2 volumes);
- Caixa funcional (planificação do personagem)
- Recursos digitais (realidade aumentada e QR Codes);
- Livro de experiências (2 volumes);
- Material de apoio (2 volumes);
- Acesso ao Positivo On (conteúdo interativo);
- Guia de orientações do professor (2 volumes);
- Cartazes;
- Cartelas de letras e números;
- Playlists com músicas – On;
- Livro destacável de ilustrações de 4 clássicos infantis;
- Itens para contação de histórias;
- Teatro de fantoche.
Para o aluno do G4
- Livro didático 4×1 (2 volumes);
- Portfólio (3 volumes);
- Caixa brinquedo;
- Recursos digitais (realidade aumentada e QR Codes);
- Livro de experiências (2 volumes);
- Material de apoio (2 volumes);
- Acesso ao Positivo On (conteúdo interativo).
PARA O PROFESSOR
- Livro didático 4×1 (2 volumes);
- Portfólio (3 volumes);
- Caixa funcional (planificação do personagem)
- Recursos digitais (realidade aumentada e QR Codes);
- Livro de experiências (2 volumes);
- Material de apoio (2 volumes);
- Acesso ao Positivo On (conteúdo interativo);
- Guia de orientações do professor (2 volumes);
- Cartazes;
- Cartelas de letras e números;
- Playlists com músicas – On;
- 5 jogos clássicos.
Para o aluno do G5
- Livro didático 5×1 (2 volumes);
- Portfólio (4 volumes);
- Caixa brinquedo;
- Recursos digitais (realidade aumentada e QR Codes);
- Livro de experiências (2 volumes);
- Material de apoio (2 volumes);
- Acesso ao Positivo On (conteúdo interativo).
PARA O PROFESSOR
- Livro de Experiências;
- Material de Apoio para Livro de Experiências;
- Caixa funcional;
- 5 Cartazes;
- Guia de Orientações Metodológicas;
- Cartas Letras e Números;
- Acesso ao Positivo On;
- Livro Didático 5×1
- Portfólio;
- 5 Jogos para Alfabetização.