Itinerário Formativo Integrado
Itinerários formativos Integrados: uma escola para a vida
O Novo Ensino Médio é uma proposta que está centrada no protagonismo juvenil e no desenvolvimento de habilidades que envolvam conhecimentos técnicos e socioemocionais.
No Itinerário Formativo Integrado há a reunião de conhecimentos de diversas áreas e a enfoque nas competências gerais da BNCC, por isso nesse material você vai encontrar temas que privilegiam:
- Conhecimento
- Pensamento científico, crítico e criativo
- Repertório cultural
- Comunicação
- Mundo do trabalho
- Argumentação
- Autoconhecimento e autocuidado • Empatia e cooperação
- Responsabilidade e cidadania
Conheça todos os materiais que fazem parte do Itinerário Formativo Integrado no Sistema Positivo de Ensino:
Projeto de vida
Carga horária
1ª série: 40 aulas, 2ª série: 40 aulas e 3ª série: 40 aulas
Ementa
Em contrapartida ao modelo escolar tradicional (limitado de escuta), o Projeto de Vida é um espaço que considera os alunos em perspectiva ampla e, assim, proporciona reflexões e ações rumo a projeções no tempo e no espaço, desenvolvendo o protagonismo e desconstruindo a passividade diante das circunstâncias da vida.
O objetivo da Unidade curricular Projeto de Vida é conduzir o adolescente em uma jornada de autoconhecimento, contextualizando temas importantes para uma vida equilibrada, refletindo sobre o espaço que esses temas ocupam na vida desse sujeito e instigando práticas de desenvolvimento pessoal com impacto social e cultural.
Estrutura
Seis módulos semestrais
1ª série
- Reconhecendo meu eu
Neste módulo, o caminho trilhado conduz o olhar para a própria identidade. Para tanto, o sujeito é convidado a identificar e reconhecer o caminho que percorreu até o presente momento, relacionando-o ao tempo atual. É também estimulado a identificar suas habilidades e pontos de melhoria, compreendendo que a mudança faz parte da natureza humana, e a reconhecer que as dimensões humanas – física e emocional – impactam diretamente na tomada de decisões ao longo da vida. O adolescente também é conduzido a refletir sobre meios de organização pessoal e a reconhecer a sua importância para além das rotinas de estudo, sendo também realidade na vida profissional.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- Espaços e vozes
Neste módulo, a reflexão sobre a identidade continua. O adolescente é convidado a entender quem ele é nos seus grupos sociais, a se colocar como um ser pensante e atuante no meio em que vive e a reconhecer o papel e a importância dos seus pares. É proposta também a reflexão sobre a diversidade social e cultural dos lugares que esse indivíduo frequenta e sobre a necessidade ou não de ampliar o contato com outras realidades. Esse sujeito é conduzido a compreender o valor do trabalho e a conscientizar-se da importância do reconhecimento e valorização dos diversos tipos de trabalho na sociedade brasileira, além de ponderar sobre os diferentes papeis que um profissional pode assumir nos contextos atuais. O assunto “micromundos” propõe um olhar interessante sobre os ambientes domésticos como espaços de privacidade, de compartilhamento e onde o diálogo se faz necessário. A abordagem sobre comunicação aprofunda-se quando o sujeito é convidado a compreender que o diálogo implica em falar e ser ouvido, mas que reconhecer o outro é condição sine qua non para se conquistar espaços de voz e lugares de fala. São apresentadas também diferentes maneiras de se relacionar com o dinheiro, além de reflexões sobre os hábitos financeiros pessoais.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
2ª série
- O reflexo do outro em mim
Neste módulo, o trabalho é voltado para os pares, ou seja, para compreender e relacionar conceitos como identidade, alteridade e diversidade, ampliando o olhar para convivência e para os afetos. O adolescente é convidado a refletir propositivamente sobre temas complexos recorrentes em seus meios sociais como o bullying, buscando alternativas para o seu enfrentamento. Além disso, são promovidas discussões, orientadas pelas palavras de especialistas, acerca do consumo e dependência de bebidas alcoólicas e drogas, com o objetivo de promover a consciência crítica e valorizar o autocuidado. São apresentados também reflexões sobre vício em trabalho e a possibilidade de se ter uma vida equilibrada, apesar dos compromissos profissionais e estudantis. O módulo encerra promovendo o engajamento em ações de trabalho voluntário e comparando prós e contras na escolha de um curso superior.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- Tudo que há dentro de nós
Neste módulo, a relação com os pares, o outro, continua. O adolescente é convidado a discutir a ideia de felicidade na contemporaneidade e sobre o seu significado para uma vida plena e satisfatória. A compreensão sobre as motivações dos sentimentos e das emoções e sobre o papel e a importância de cada uma delas para a vida, é uma parte importante deste módulo que também convida o adolescente a refletir sobre o sentido dos relacionamentos amorosos na construção do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal. Reconhecer que a impulsividade é uma reação natural dos seres humanos, mas que pode se tornar um comportamento danoso se não for devidamente observado e regulado, também é um dos objetivos deste módulo. São apresentados também questões sobre o cuidado de si com autoestima, distinguindo vaidade e narcisismo de zelo com o corpo. A produção acadêmica, especialmente de divulgação científica, fontes preciosas para pesquisa e de conhecimento acerca do que os campos de conhecimento investigam na atualidade, também são importantes pontos levantados. Para finalizar, o estudante é instigado a comparar perfis de universidades e cursos acadêmicos e os seus desdobramentos na formação que oferecem, inclusive a questão de remuneração.
Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural;Empreendedorismo
3ª série
- Um mundo de possibilidades
Neste módulo, o espectro é ampliado e a relação da identidade com algo maior, global – o mundo – é apresentada de modo que o adolescente compreenda a concepção de trabalho como obra pessoal, reconhecendo seu papel na construção das identidades dos sujeitos. Ainda ampliando as discussões, são apresentadas reflexões acerca das situações que geram medo, compreendendo como a autoconfiança é um ótimo antídoto para enfrentá-lo, além de conceitos como autoengano e autoeficácia e como ambos podem ter grande impacto no modo de encarar a vida. O adolescente é convidado a reconhecer a importância de bons hábitos para uma vida física e mental saudável, com foco no sono (na voz de um cientista do sono). O trabalho culmina com o levantamento de questões importantes para a convivência social por meio do reconhecimento da ética, gentileza e etiqueta que não estão fora de moda e, ao contrário, são poderosos recursos para o bem-viver coletivo. Para encerrar, o adolescente fará uma análise profunda sobre o paradoxo contemporâneo do tempo livre, com base na reflexão da diversão como obrigação e do ócio criativo.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- O mundo é o meu lugar!
Este módulo continua o trabalho com o global, o mundo, e inicia guiando os adolescente na compreensão dos mecanismos desencadeadores da ansiedade e os recursos de que se pode lançar mão para enfrentar esse sentimento, além de propor reflexões sobre o limite do controle sobre a vida, discutindo a importância dos reveses na trajetória das pessoas. Além disso, os adolescentes são convidados a reconhecer a autoestima, vaidade e narcisismo como elementos da vida humana que merecem permanente atenção, e a compreender a resiliência e o comportamento antifrágil como respostas às surpresas e imprevistos da vida. Essas abordagens culminam na proposição de análises sobre os limites da liberdade e do livre-arbítrio na vida pública, bem como do reconhecimento do que significa adotar um modelo de vida simples, avaliando as consequências dessa opção. Ao final deste módulo, os adolescente são convidados a refletir sobre o sentimento da saudade que pode invadir este último ano da educação básica e como é pode lidar com perdas (e ganhos). O trabalho encerra com um balanço sobre este itinerário e com um convite especial: a escrita de uma carta de intenções que é, na verdade, um esboço dos muitos projetos de vida que uma vida pode ter.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
Oficina de textos
Carga horária
1ª série: 40 aulas, 2ª série: 40 aulas e 3ª série: 40 aulas
Ementa
Desenvolver a autonomia, o senso crítico, o protagonismo, a ação consciente e a identidade por meio de atividades de fruição e criação discursiva, envolvendo linguagens artísticas, corporais, verbais, multissemióticas e digitais, em diferentes campos de participação social. Assim, esta unidade curricular pretende desenvolver um trajeto em que o adolescente se reconheça como um ser social, ainda que único, em processo de desenvolvimento, com muitas facetas sobre si mesmo a serem descobertas, integradas ou transformadas.
Estrutura
Seis módulos semestrais
1ª série
- Retratos de si
Práticas abordadas:
- Assinatura;
- Selfie;
- Autorretrato;
- Máscara;
- Pantomima;
- Croqui
Entendemos o ser humano na sua dimensão biopsicossocial e espiritual e o adolescente como um sujeito em processo de construção e experimentação, de potenciais em expansão, inserido em um mundo de transformações sociais, culturais, ambientais e tecnológicas.
O objetivo desta oficina é desenvolver a autonomia, o senso crítico, o protagonismo, a ação consciente e a identidade por meio de atividades de fruição e criação discursiva, envolvendo linguagens artísticas, corporais, verbais, multissemióticas e digitais, em diferentes campos de participação social. Neste módulo, buscamos proporcionar um trajeto em que o adolescente se reconheça como um ser social, ainda que único, em processo de desenvolvimento, com muitas facetas sobre si mesmo a serem descobertas, integradas ou transformadas.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- Encenações do eu
Práticas abordadas:
- Cenário;
- Memórias;
- Vlog;
- Monólogo;
- Vestuário;
- Autoficção.
Este módulo enfoca as formas pelas quais o indivíduo se apresenta aos outros, ou seja, sua dimensão exterior. Isso implica reflexões criativas e críticas sobre técnicas de expressão verbal e gestual em situações públicas. Dessa maneira, é necessário entender como alguém molda sua imagem e reflete sua personalidade no ambiente ao seu redor. O conteúdo proposto neste livro busca colocar os alunos em cena. Para tanto, são trabalhadas atividades que mobilizam recursos de natureza teatral – o monólogo, o cenário, a vestimenta – e formas literárias de narrativa pessoal, como a autobiografia e a autoficção. O objetivo é ampliar o conhecimento dos alunos sobre estratégias de construção e expressão de sua identidade, isto é, de como se fazer presente no mundo.
Eixos estruturantes: Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
2ª série
- Traduzir-nos
Práticas abordadas:
- Colagem e intertextualidade;
- Relato pessoal;
- Diálogo;
- Roteiro de documentário;
- Tradução e legendagem;
- Texto instrucional.
Em nossa experiência social, interagimos em diferentes esferas e nos comunicamos com uma variedade de textos e pessoas que passam a incorporar a nossa história. Nesse relacionamento com o outro, nos construímos. Somos seres complexos e marcados por nossas próprias experiências, mas, também, pelas experiências que compartilhamos e testemunhamos.
Traduzir, então, o que somos, também depende de entender o outro e mapear os relevos esculpidos em nossa história. Neste módulo, portanto, buscamos ajudar o aluno a construir um percurso de autoconhecimento que é atravessado pela relação com o outro (aqueles com quem interagimos e que nos marcam em diferentes profundidades), com vistas a refletir sobre a nossa natureza social e de compartilhamento, evidenciando o fluxo de influências nas nossas interações.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- Ver além
Práticas abordadas:
- Fotografia;
- Retrato;
- Fotolegenda;
- Quadrinho biográfico;
- Curadoria de galeria virtual;
- Videoarte.
As práticas artísticas e imaginativas não servem apenas como canal de formação e expressão de indivíduos, mas também estabelecem bases para a articulação entre sujeitos, permitindo que constituam vidas em conjunto. Essa dimensão comunitária pode se dar de diversos modos e em várias proporções: da amizade entre duas pessoas até a imensa comunidade de seres vivos existentes sobre a superfície da Terra. Para que seja possível visualizar essas relações e estabelecer formas de convívio justas e éticas, este módulo foca em atividades voltadas para representações criativas de coletivos e grupos, levando em consideração valores como diversidade, igualdade e liberdade.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
3ª série
- Mire e veja
Práticas abordadas:
- Paisagem;
- Relato de viagem;
- Fotorreportagem;
- Jornalismo literário;
- Charge, caricatura e cartum;
- Pôster publicitário.
Neste módulo, o adolescente é provocado a expandir seus limites geográficos e culturais. Por vezes, isso pode ser feito diretamente por meio da contemplação da paisagem – que é sempre exterior ao EU – ou por meio de viagens pelo mundo. Com muito mais frequência, porém, esse contato com o que é distante e diferente de mim será atravessado pelos relatos de OUTROS, o que permite transpor não apenas barreiras geográficas, como também as temporais. Assim, os estudos propostos abarcam a paisagem, as narrrativas de viagens, o fotojornalismo e o jornalismo literário, o humor gráfico e o pôster. Cada um desses gêneros entendidos como maneiras de reportar fatos, acontecimentos, realidades. Cada um desdobrando-se em sutilezas, subjetividades e incompletudes que permitem ao estudante desenvolver a capacidade de identificar e comparar narrativas verbais ou visuais, olhares de preconceito, olhares de identificação e admiração, olhares estereotipados. Como acessar quadros completos do que se passa longe dos nossos próprios olhos? Com a escuta, com a sensibilidade e a criticidade que buscamos desenvolver aqui
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- Para fazer a diferença
Práticas abordadas:
- Manifesto;
- Bandeira;
- Performance artística;
- Slam;
- Fanzine;
- Instalação artística.
Percorremos, ao longo dos módulos anteriores, o caminho das descobertas sobre nós, a fim de nos percebermos como seres sociais em processo de transformação e construção no relacionamento com o outro. Após a reflexão sobre nossa relação com o mundo em que estamos inseridos e ampliarmos nosso olhar, neste último módulo somos convocados à ação! As diferentes linguagens, a artística e a literária, por exemplo, serão nossas aliadas para a expressão daquilo que queremos defender, para nos posicionar, para gerar engajamento e para sensibilizar os que estão à nossa volta. Manifesto, bandeira, flash mob, slam, fanzine e instalação artística são os diferentes gêneros através dos quais experimentaremos diversas maneiras de dar voz ao nosso eu, às nossas angústias, aos nossos anseios.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
Núcleo de estudos
Carga horária
2ª série: 40 aulas e 3ª série: 40 aulas
Ementa
Esta unidade curricular pretende ampliar a compreensão de como aprendemos e refletimos sobre os conhecimentos. O “Núcleo de estudos” tem como um de seus objetivos desenvolver o entendimento do que é pensamento, inteligência, memória e consciência – levando o aluno a relacionar conceitos e expandir suas capacidades crítica e reflexiva. Esta oficina também tem o intuito de apresentar atividades que abordam diferentes maneiras de como o aluno pode estudar, se planejar, reconhecer suas habilidades inatas e ativar a criatividade e a imaginação.
Estrutura
Quatro módulos semestrais
2ª série
- Inteligência e consciência
Neste módulo, apresentamos um trajeto em que o aluno reconhece suas habilidades pessoais e desenvolve um trabalho de estudo individual e coletivo – se descobrindo como protagonista responsável por suas escolhas e seu caminho.
Gêneros textuais privilegiados: diário, carta, textos voltados para as redes sociais, roteiros de vídeos, criação de Power points, mapas estratégicos, uso da agenda, coleções particulares.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- Memória e pensamento
Neste módulo, apresentamos um trajeto em que o aluno reflete sobre o conceito e o (bom) uso da memória e do pensamento. Além disso, vivencia diferentes maneiras de aprendizagens efetivas, compreende o conceito de experiência e aprende e coloca em prática metodologias inovadoras como “sala de aula invertida” e “dramatizações de situações”.
Gêneros textuais privilegiados: fotografia, paródia, letra de música, resumo, questionário, roteiro de vídeos e áudios, roteiro de visita, texto dramatúrgico, coleções particulares.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
3ª série
- Tá chegando a hora…
Neste módulo, apresentamos um trajeto em que o aluno reflete sobre si, suas escolhas e que caminho(s) poderá seguir. Elabora também, maneiras efetivas de auto-organização, planejamento, gestão do tempo e o melhor local de estudo. Além disso, aprende e coloca em prática metodologias inovadoras como “aprendizagem por projetos”, “aprendizagem baseada em problemas”, “jogos” e “júri simulado”, e é desafiado a criar um blog de estudo e reflexão e a fazer vídeos sobre conteúdos curriculares.
Gêneros textuais privilegiados: tabela de planejamento, agenda, portfólio, roteiro de vídeo, texto para blog, coleções particulares.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- Hora de voar!
Neste módulo, apresentamos um trajeto em que o aluno reflete sobre sua força interior e o que pode fazer para se sentir mais confiante e sobre como podemos “treinar” nosso cérebro a nosso favor. Além disso, aprende e coloca em prática metodologias inovadoras como “mapas conceituais”, “linhas do tempo”, “reflexões a partir da literatura” e a descansar e ter entretenimento para estar bem e consolidar aprendizagens.
Gêneros textuais privilegiados: mapas conceituais, linhas do tempo, entrevista, Crítica de arte, matéria de jornal, HQ, coleções particulares.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
Cultura digital
Carga horária
2ª série: 40 aulas
Ementa
Como a tecnologia nos molda e como moldamos a tecnologia? É certo que a tecnologia ocupa papel central no cotidiano e a proposta dessa unidade curricular é aprofundar as discussões que permeiam a sociedade e a tecnologia, sobretudo no ambiente digital. Nesta proposta, conectaremos conhecimentos da filosofia, da sociologia, das engenharias e das linguagens para entender e ampliar as perspectivas sobre o que é o fenômeno da cultura digital.
Estrutura
Dois módulos semestrais
2ª série
- Como chegamos até aqui?
Este módulo inaugura o trabalho com a cultura digital desenvolvendo os aspectos históricos, sociológicos e filosóficos do tema. Para isso, levanta as questões da vida em grupo a partir do pensamento de grandes estudiosos e pesquisdores do assunto. O adolescente é também convidado a compreender mais profundamente os conceitos de rede e tecnologia e a relação (que também é social) entre eles, além de propor análise do conceito de cultura digital e identidades digitais e suas implicações. É proposta também a reflexão sobre as várias faces da tecnologia, entendendo seus pontos positivos e negativos. Para finalizar o módulo, abre-se a discussão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709), também conhecida como LGPD, que foi um marco legal no Brasil e colocou o país no grupo de nações que protegem e regulamentam a privacidade nas redes digitais.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- Para onde vamos?
Este módulo traz uma problematização importante e convida os alunos a refletirem sobre o futuro da humanidade a partir do tempo presente. Para isso, são apresentados alguns prenúncios já formulados pelo Homem tanto na literatura, quanto no cinema. Além disso, é abordada também a questão das fronteiras que, numa sociedade digital, são facilmente transpostas. Os adolescentes são convidados a refletirem sobre as gerações e seus distanciamentos no que diz respeito às tecnologias e também sobre as randes mudanças, principalmente na educação e no mundo do trabalho, que aconteceram por conta das diferentes inovações das últimas décadas. É abordada também a questão da internet das coisas e os impactos dessa tendência nas relações sociais, bem como dos algoritmos que compõe essa inovação e que estão ditando comportamentos. Outros assuntos relacionados que são abordados são: big data, inteligência artificial e robótica. São trazidas à luz questões de extrema importância como o protagonismo digital, o conceito de pós-verdade e o ciberativismo, que são espelhos da utilização das tecnologias na resolução (ou não) das grandes questões humanas. Para encerrar, o módulo reflete sobre a dicotomia consumo e produção, argumentando que o ser humano não está no mundo apenas para consumir, mas também para produzir e convida o adolescente a refletir o seu lugar como protagonista dessa realidade.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
Empreendedorismo
Carga horária
3ª série: 40 aulas
Ementa
Nesta unidade curricular sistematizaremos os conhecimentos necessários para o empreendedorismo, explorando os conceitos centrais e as habilidades que marcam a trajetória das pessoas que combinam autonomia e investimento como estilo de vida. No centro dessa proposta estão a criação de oportunidades, as características dos empreendimentos pessoais e produtivos e a preocupação social e ambiental que deve acompanhar todas as iniciativas.
Estrutura
Dois módulos semestrais
3ª série
- Empreendedorismo: o que é e por que empreender
Esse módulo tem como foco proporcionar uma fundamentação teórica sobre o Empreendedorismo, de modo a preparar o aluno para a prática do processo empreendedor. Além de proporcionar uma familiarização com o tema, tem-se como objetivo demonstrar que há inúmeros fatores que influenciam o empreendedorismo, bem como proporcionar uma reflexão sobre o que é sucesso. Também serão apresentadas as habilidades de um empreendedor, as quais serão trabalhadas com os alunos a partir da proposta de atividades lúdicas, buscando assim colocá-los como protagonistas ao longo do desenvolvimento de todo o itinerário. Busca-se, ainda, destacar a importância e os impactos do empreendedorismo social e do empreendedorismo sustentável na vida dos alunos e na sociedade da qual eles fazem parte.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
- Empreendedorismo na prática
O objetivo desse módulo é estimular a criação de empreendimentos pessoais e produtivos, por meio de projetos que serão desenvolvidos pelos alunos. Dessa forma, pretende-se retomar, de maneira prática, os conceitos abordados no primeiro módulo, bem como destacar a importância do planejamento, da percepção em relação às oportunidades e de que forma é possível colocar tudo isso em prática. Ao final do módulo, propõe-se a realização de uma avaliação dos projetos desenvolvidos, bem como uma autoavaliação do aluno. Também será promovida uma reflexão acerca da possibilidade do uso das habilidades de um empreendedor independentemente do ambiente em que estamos inseridos. O desenvolvimento de tais habilidades visa preparar os alunos para o ambiente de incerteza em que vivemos, possibilitando assim ampliar suas oportunidades no futuro.
Eixos estruturantes: Investigação científica; Processos Criativos; Mediação e intervenção sociocultural; Empreendedorismo
Alunos confiantes, resultados positivos
Para enfrentar um período decisivo e significativo como o vestibular, além de enfrentar dilema da escolha da profissão, os alunos precisam de motivação e confiança. É o domínio dos conteúdos que faz a ansiedade diminuir, proporcionando melhores resultados.
Preparação para os desafios atuais
Preparamos nossos alunos para concretizar o momento da escolha da carreira de forma natural e consciente.
O aluno é protagonista e se prepara para construir o próprio futuro.
Recursos digitais: