• Educação InfantilEducação infantil
  • Ensino Fundamental ISéries Iniciais
  • Ensino Fundamental II Séries Finais

Ensino Médio

Além de preparar os alunos para ingressar em uma universidade, o Ensino Médio ainda tem um mundo de possibilidades, ações voltadas para mais conhecimento, se preparar para o ENEM e se tornar um cidadão.

Material Didático

O Colégio Castro Alves utiliza material apostilado da Editora Positivo de Curitiba.

Preparando para o futuro. O Sistema Positivo de Ensino desenvolveu uma nova coleção do Ensino Médio, com 13 disciplinas, 50% mais conteúdo e materiais adaptados à realidade dos alunos. Uma das fases mais importantes na vida do estudante, conectada à formação de um cidadão autônomo, responsável e ético. O Sistema Positivo de Ensino prepara o educando pata que ele conquiste sua vaga nas melhores universidades do país e ingresse no mercado de trabalho.

Componentes curriculares: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

Material Didático

Cada aluno recebe um conjunto de livros didáticos e livros de atividades para todas as disciplinas, com questões autorais, objetivas, discursivas e contextualizadas, seguindo os formatos do ENEM e de diferentes vestibulares do Brasil.

Positivo On

Conectados. Um ambiente virtual de ensino, com recursos pensados para potencializar o aprendizado, de forma interativa e dinâmica. Aqui professores, alunos e pais acessam diversos formatos de conteúdos, via web e mobile. Contando também com o aplicativo de estudo, PreApp.

1ª série e 2ª série

Para o Aluno:

• Livro didático (4 volumes);
  • Livro de atividades (4 volumes);
  • Avaliações Positivo (simulados ENEM);
  • Tabela periódica de Química.

Para o professor:

• Livro didático (4 volumes);
  • Livro de atividades (4 volumes);
  • Tabela periódica de Química;
  • CD de Língua Inglesa;
  • Material do professor com orientações metodológicas e gabarito.
  • Língua Espanhola (Livro didático + Livro de atividades)

3ª Série

Para o Aluno e professor:

• Livro didático (5 volumes);
  • Livro de atividades (5 volumes);
  • Avaliações Positivo (simulados ENEM);
  • Tabela periódica de Química.
  • Caderno de revisão.

Portal Educacional

Tecnologia que ajuda a transformar o Ensinar em Aprender.

Um conjunto de tecnologias educacionais que reúne rede social, conteúdos, avaliações, aplicativos, e projetos colaborativos em um só lugar.

Educacional Rede Social

Tem cara de Facebook, tem botão “curtir”, tem amigos. Mas não é Facebook. Plataformas gratuitas na internet integram estudantes e professores que têm como objetivo o estudo.

O ambiente virtual pode integrar uma turma presencial, servir como biblioteca acadêmica ou até como rede para encontrar desconhecidos que estudam o mesmo tema.

Aprimora Ensino Médio

Um ecossistema adaptativo com questões e recursos de apoio como vídeos e resoluções comentadas apresentadas de forma multidisciplinar e contextualizada, com conteúdos de Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos. Contempla as habilidades necessárias para que os alunos compreendam os temas abordados no ENEM.

Educacional Projetos

Com uma programação anual, o Educacional Projetos é um conjunto de propostas que possibilita um intercâmbio nacional de experiências e produções, colocando o aluno como protagonista do próprio conhecimento e o educador como mediador da aprendizagem.

Cada projeto do Educacional incentiva o diálogo, a troca e a produção de materiais, apresentando novas oportunidades para aprendizagens específicas, temas interdisciplinares, além de ampliar horizontes geográficos e culturais, tanto dos professores quanto dos alunos.

Conectando alunos de todo o Brasil, os projetos colaborativos incentivam a interdisciplinaridade, a interação e a troca de conhecimentos sobre as experiências desenvolvidas em sala de aula. E uma inovação importante, que é experimentada pela primeira vez este ano, é a distribuição do conjunto das propostas ao longo de três eixos temáticos: Eixo Comunicação, Linguagem Eixo Investigação Matemática e Eixo Cidadania e Sustentabilidade.

Oficina de Textos

A melhor maneira de aprender a escrever é… Escrevendo! Afinal, escrita e leitura são atividades essenciais ao desenvolvimento humano e, por isso, devem ser estimuladas diariamente tanto nas atividades escolares como cotidianas.

Mas, e se ao invés de usarem apenas papel, lápis ou caneta, seus alunos também pudessem produzir um livro em coautoria com grandes escritores do país através da Internet?

Essa é a proposta das Oficinas do Texto, ação colaborativa disponível na Central de Projetos do Educacional – conjunto de soluções da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática que conecta escolas particulares de todo o país. Por meio das Oficinas, os alunos têm a oportunidade de escrever um livro em parceria com autores consagrados, como Ziraldo, Luis Fernando Verissimo.

Com mais de um milhão de livros escritos por alunos de todo o país, o projeto Oficinas do Texto é uma experiência colaborativa de coautoria que estimula, de maneira lúdica, a criatividade e a produção textual dos estudantes.

Como funciona?

Partindo de ilustrações ou textos previamente produzidos por autores renomados, que são parceiros do Educacional, os alunos têm a oportunidade de escrever a sua própria obra em um ambiente virtual de aprendizagem disponível no Educacional.

Os livros podem ser escritos individualmente ou em grupos, segundo a opção do professor e, ao final do projeto, cada aluno recebe um exemplar impresso de seu trabalho com seu nome como coautor, que poderá ser um livro, um jornal ou uma história em quadrinhos.