Publicado em 28.11.2018 - Comunicados, Notícias - Sem comentários

Colégio Castro Alves sai na frente e traz pela primeira vez em Cariacica Educação Tecnológica com Lego Robótica

De acordo com a nova BNCC que estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, o Colégio Castro Alves firmou uma parceria com a Zoom Education for Life e através da Lego Education, traz para nossos alunos do 1º Ano ao 9º Ano já em 2019, uma nova proposta de Educação Tecnológica.

O Programa ZOOM Educação Tecnológica busca contribuir para a formação dos alunos do Ensino Fundamental I e II na compreensão de um mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos. Por meio de desafios tecnológicos que provocam nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar orientada por valores e atitudes, o Programa ZET, utilizando os conjuntos da LEGO Education, trabalha os conteúdos de Ciências e Matemática.

A sala de aula transforma-se em um ambiente no qual os alunos se sentem instigados a realizar montagens e também a observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar, registrar e, assim, encontrar soluções para as situações-problema e avançar em seus conhecimentos.

Por meio de desafios tecnológicos que provocam nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar orientada por valores e atitudes, o Programa ZET, utilizando os conjuntos da LEGO Education, trabalha os conteúdos de Ciências e Matemática

SITUAÇÃO-PROBLEMA

Mais do que ter acesso a informações, as crianças e os jovens precisam aprender a buscar e selecionar informações pertinentes. Mais do que aprender nomes e definições, os estudantes de hoje necessitam desenvolver competências e aprender a fazer; precisam adquirir habilidades que lhes possibilitem trabalhar em equipe, planejar e executar projetos de trabalho.

As sequências didáticas do Programa ZET estão organizadas para contribuir para o desenvolvimento destas competências e habilidades, como também orientar os alunos para que aprendam a: explicar fenômenos cientificamente, usar ferramentas e recursos, comunicar-se, resolver problemas, modelar, argumentar, usar linguagem, realizar investigações, identificar questões científicas, usar evidência científica.

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS

Os conjuntos LEGO Education são o material pelo qual os alunos tangibilizam os conhecimentos teóricos aprendidos em aula. Estes conjuntos são especificamente projetados para trabalhar habilidades e competências voltadas a Ciências, Matemática, Engenharia, entre outras matérias do STEM.

Para cada faixa etária existem conjuntos específicos. Nossas soluções de aprendizagem foram desenvolvidas a partir de abordagens de ensino e de aprendizagem presentes nos principais documentos reguladores do país. A ZOOM é uma empresa brasileira, fundada em 1996, e desde 1998 utiliza produtos da LEGO education.

Material impresso

Nossos Programas contam com materiais para os educadores, alunos e familiares. Os materiais dos educadores também estão disponíveis digitalmente e o do aluno também. Os aplicativos para o ZOOM Educação Tecnológica e Engenharia na Prática possuem manuais de montagens passo a passo. Nossas soluções de aprendizagem foram desenvolvidas a partir de abordagens de ensino e de aprendizagem presentes nos principais documentos reguladores do país.

Material digital

Em alguns Programas, o material do educador e o do aluno também estão disponíveis no formato digital, e os aplicativos do ZOOM Educação Tecnológica e Engenharia na Prática possuem manuais de montagens com passo a passo.

Fonte: Zoom Education – Acessado em 12/11/2018

• IMG_20181112_084013290 (Custom)