Skip to main content
  • Educação InfantilEducação infantil
  • Ensino Fundamental ISéries Iniciais
  • Ensino Fundamental II Séries Finais
  • Ensino MédioEnsino Médio

Séries Finais

ENSINO FUNDAMENTAL II

Anos Finais (6º ao 9º Ano)

Os alunos que chegam a este período de aprendizagem, já tem na bagagem os conhecimentos adquiridos em novos conteúdos. Ensino e aprendizagem se integram de forma mais intensa e conhecendo na pratica o conteúdo assimilado em sala de aula.

Uma atenção especial é dada ao desenvolvimento das potencialidades pessoais da cada aluno, incentivando-o a descobrir e experimentar (ações primordiais do processo de descoberta do mundo), sem podar suas capacidades e iniciativas – apenas direcionando-o e incutindo o hábito do “fazer e pensar sobre”.

Nesta etapa do conhecimento, o aluno começa aprender sobre ética, cidadania, diferentes culturas, meio ambiente entre outros assuntos importantes nos dias de hoje.

Material Didático

O Colégio Castro Alves trabalho com material apostilado da Editora Positivo de Curitiba.

A nova coleção dos Anos Finais traz conteúdos que acompanham o aluno em uma fase repleta de mudanças e descobertas, também alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Os estudantes não apenas conhecem a realidade, como também atuam sobre ela, adquirindo valores e conhecimentos que os preparam para os desafios do Ensino Médio.

É hora de explorar novos horizontes. Em cada disciplina, o adolescente terá a oportunidade de vivenciar experiencias que promovem o raciocínio, o espirito critico, a tomada de decisões e autonomia para aplicar os conhecimentos obtidos em aula no seu dia a dia.

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Filosofia, Língua Inglesa, Arte e Educação Física (somente professor).

Livro didático em novo formato

Mais conteúdo e atividades para 8 componentes curriculares, incluindo a produção de textos em todas as áreas de conhecimento. Materiais com ênfase no cotidiano do aluno, que impulsionam a capacidade de investigação cientifica e matemática.

Acessibilidade

Mais autonomia, com acesso fácil e rápido. A coleção traz novidades exclusivas, com materiais que incluem realidade aumentada, livros digitais integrados ao livro didático, aplicativo do Positivo On, com acesso a diversos vídeos, trilhas, ebooks, artigos, imagens e muito mais. Amplie a experiência de aprendizado e promova a interação entre alunos e professores.

 Diferenciais para o aluno

Portal Educacional

Tecnologia que ajuda a transformar o Ensinar em Aprender.

Um conjunto de tecnologias educacionais que reúne rede social, conteúdos, avaliações, aplicativos, e projetos colaborativos em um só lugar.

Educacional Rede Social

Tem cara de Facebook, tem botão “curtir”, tem amigos. Mas não é Facebook. Plataformas gratuitas na internet integram estudantes e professores que têm como objetivo o estudo.

O ambiente virtual pode integrar uma turma presencial, servir como biblioteca acadêmica ou até como rede para encontrar desconhecidos que estudam o mesmo tema.

 

 

Educacional Projetos

Com uma programação anual, o Educacional Projetos é um conjunto de propostas que possibilita um intercâmbio nacional de experiências e produções, colocando o aluno como protagonista do próprio conhecimento e o educador como mediador da aprendizagem.

Cada projeto do Educacional incentiva o diálogo, a troca e a produção de materiais, apresentando novas oportunidades para aprendizagens específicas, temas interdisciplinares, além de ampliar horizontes geográficos e culturais, tanto dos professores quanto dos alunos.

Conectando alunos de todo o Brasil, os projetos colaborativos incentivam a interdisciplinaridade, a interação e a troca de conhecimentos sobre as experiências desenvolvidas em sala de aula. E uma inovação importante, que é experimentada pela primeira vez este ano, é a distribuição do conjunto das propostas ao longo de três eixos temáticos: Eixo Comunicação, Linguagem Eixo Investigação Matemática e Eixo Cidadania e Sustentabilidade.

Oficina de Textos

A melhor maneira de aprender a escrever é… Escrevendo! Afinal, escrita e leitura são atividades essenciais ao desenvolvimento humano e, por isso, devem ser estimuladas diariamente tanto nas atividades escolares como cotidianas.

Mas, e se ao invés de usarem apenas papel, lápis ou caneta, seus alunos também pudessem produzir um livro em coautoria com grandes escritores do país através da Internet?

Essa é a proposta das Oficinas do Texto, ação colaborativa disponível na Central de Projetos do Educacional – conjunto de soluções da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática que conecta escolas particulares de todo o país. Por meio das Oficinas, os alunos têm a oportunidade de escrever um livro em parceria com autores consagrados, como Ziraldo, Luis Fernando Verissimo.

Com mais de um milhão de livros escritos por alunos de todo o país, o projeto Oficinas do Texto é uma experiência colaborativa de coautoria que estimula, de maneira lúdica, a criatividade e a produção textual dos estudantes.

Como funciona?

Partindo de ilustrações ou textos previamente produzidos por autores renomados, que são parceiros do Educacional, os alunos têm a oportunidade de escrever a sua própria obra em um ambiente virtual de aprendizagem disponível no Educacional.

Os livros podem ser escritos individualmente ou em grupos, segundo a opção do professor e, ao final do projeto, cada aluno recebe um exemplar impresso de seu trabalho com seu nome como coautor, que poderá ser um livro, um jornal ou uma história em quadrinhos.